O miojo está substituindo refeições?

Sabores inusitados de miojos

Indo além dos sabores “carne” e “galinha”, o macarrão instantâneo miojo expandiu sua produção para sabores como “pão na chapa” e “omelete”, remetendo ao café da manhã de muitos indivíduos pelo mundo, incluindo os brasileiros.

E os nutrientes são os mesmos?

Não. Os macarrões instantâneos classificam-se como ultraprocessados por passarem por uma longa cadeia de processos industriais e, assim, perderem grande parte de seus nutrientes, como as fibras. Dessa forma, apresentam grande quantidade de sódio, gordura e açúcares. 

Já o ovo e o famoso pão francês, que são frequentemente utilizados para preparar o café da manhã, são considerados, respectivamente, in natura e minimamente processado. Isso significa que eles passaram por nenhuma ou mínimas transformações, preservando grande parte de seus nutrientes, como as vitaminas e os minerais.

 O impacto dos ultraprocessados não é só na saúde

O consumo frequente de ultraprocessados, como o miojo, também gera prejuízos à cultura alimentar, já que são idênticos em qualquer lugar no mundo. Isso impacta diretamente na diversidade de alimentos que existem em cada região do mundo.

Além disso, pelo fato desses alimentos precisarem de uma mínima ou nenhuma preparação, os momentos de se sentar à mesa para compartilhar as refeições, além do afeto, são cada vez menos presentes. Portanto, também há um impacto social. 

É importante não esquecer da quantidade de embalagens – muitas vezes não biodegradáveis – que a produção e venda desses produtos utiliza, impactando na sustentabilidade do planeta e requerendo mais espaço e tecnologia para a gestão de resíduos.

Então como priorizar a praticidade, mas de forma saudável?

Planeje com antecedência suas compras e refeições, tirando um dia específico para realizar preparações que poderão ser consumidas ao longo da semana;

Esteja sempre atento aos rótulos nutricionais presentes nos produtos para realizar escolhas alimentares conscientes. Se atente à lista de ingredientes longas e com muitos termos difíceis;

Sempre que possível, faça suas refeições com alguma companhia, seja a família, um amigo ou o seu companheiro;

Lembrou que está tendo feira perto da sua casa? Não deixe de ir! Os alimentos produzidos por produtores locais geralmente são mais saborosos.

A AlimenTRI Jr. conta com o serviço de Educação Alimentar e Nutricional, te auxiliando a realizar escolhas alimentares mais conscientes. Se interessou? Entre em contato pelas nossas redes ou deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 6 =