Os riscos do uso não orientado de medicamentos para emagrecimento

A pressão para se encaixar em padrões irreais de beleza tem levado muitas pessoas a desenvolverem uma relação negativa com seus corpos. Como consequência, é notável a ascensão de medidas drásticas para perda de peso como dietas da moda e, ao que abordaremos, o uso não orientado de medicamentos com fim de emagrecimento.

No ano de 2023, um medicamento utilizado para o tratamento de Diabetes Mellitus tipo II ganhou destaque na internet quando indivíduos começaram a fazer uso indiscriminado para perda de peso e passaram a conseguir resultados desejados. Nele contém o ativo semaglutida, que ajuda a reduzir o açúcar no sangue, sendo indicado para o tratamento de pacientes diabéticos com resistência à insulina, não constando na bula seu uso para o fim de perda de peso. 

O uso indiscriminado de qualquer medicamento pode trazer graves consequências à saúde. No caso do medicamento em questão, seu uso descontrolado pode apresentar   efeitos   adversos,   tais   como   “patologias   gastrointestinais,   hipoglicemia, nasofaringite, dor de cabeça e aumento das taxas de lipase. Ademais, embora tal fator não   seja   confirmado   para   humanos,   estudos   em   animais   advertem   para   o desenvolvimento de tumores”. 

Em suma, deve-se enfatizar que medicamentos são prescritos por profissionais de saúde com base nas necessidades e condições específicas de cada paciente. Para uma perda de peso efetivamente saudável é imprescindível o papel do acompanhamento nutricional por um profissional da área, que avaliará a necessidade da prescrição do uso de qualquer medicamento conforme a necessidade de cada um.

Fonte: NASCIMENTO E DIAS, A. K. M.; PEREIRA, N. A.; SANTOS, T. R. dos; ALMEIDA, V. J. de; SALOMÃO, P. E. A. O USO INDISCRIMINADO DO MEDICAMENTO OZEMPIC VISANDO O EMAGRECIMENTO. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, [S. l.], v. 5, n. 1, 2023. Disponível em: https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1307.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =